Conheça os aditivos alimentares mais comumente utilizados
top of page

Conheça os aditivos alimentares mais comumente utilizados

Atualizado: 15 de jun. de 2023

Aditivos alimentares são substâncias adicionadas à produtos processados (e especialmente em ultraprocessados), onde cada um vai ter uma função - uma vez que durante o processamento, por exemplo, o sabor e a cor se perdem de forma que precisam-se usar saborizantes e corantes para devolver o sabor e a cor à esses alimentos.



Quando se tem uma receita que é feita em casa, água e óleo não se misturam. É diferente de se fazer uma receita e levar para a prateleira. Nesse caso, é necessário emulsificante para manter essa água e esse óleo misturados durante tanto tempo na prateleira do supermercado. Assim, a função dos aditivos é melhorar características, impedir as características naturais de cor, aroma, além de atuar na crocância, estabilizar a composição, evitando que ela estrague (mofe ou se decomponha), mantendo o produto estável e com cores e sabores realçados.

Em relação ao prejuízo de consumo, esse se dá pelo fato de algumas coisas não serem naturais. Existem aditivos naturais, como o espessante goma xantana e o emulsificante lecitina de soja, por exemplo. No entanto, a maioria dos emulsificantes e espessantes são substâncias químicas. Então, por não serem advindos da natureza, quando consumidos, o corpo tem muito mais trabalho para metabolizá-los, uma vez que não os reconhece da mesma forma que os alimentos naturais.



Confira abaixo os aditivos alimentares mais comumente utilizados:


Acidulantes: melhoram o sabor e podem servir como conservantes e antioxidantes;

Conservantes: impedem os estragos causados por fungos e bactérias;

Corantes: melhoram a aparência; destacam a cor perdida durante o processamento;

Emulsificantes: mantêm água e óleo misturados;


Estabilizantes: estabilizam as emulsões (mistura de água e óleo);

Aromatizantes: conferem ou melhoram sabor e odor;


Antioxidantes: funcionam como conservantes;


Antiumectantes: evitam umidade;


Espessantes: servem para aumentar o volume do alimento e aumentar a consistência.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page