• Admin

Mais um pouco sobre as hortaliças e frutas

Saiba como colorir sua cozinha no dia a dia

Começamos a falar do colorido universo das hortaliças e das frutas na no texto anterior. Ricas em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, elas permitem que o organismo funcione em harmonia, prevenindo algumas doenças e ajudando no tratamento de outras.

Agora, é momento de saber como trazê-las para o cotidiano de forma descomplicada e prática.


Escolher bem é o primeiro passo

Algumas dicas podem ser bem úteis na hora de comprar as hortaliças e as frutas. Antes de mais nada, prefira os alimentos que estão na safra. Além de mais baratos, eles serão mais saborosos, suculentos e nutritivos. Valorize os produtos da sua região!




Frequente as feiras livres, se possível as orgânicas, pois as hortaliças e frutas ali disponíveis foram colhidas mais recentemente do que aquelas encontradas em supermercados. Os sacolões e hortifrutis também oferecem alimentos bem fresquinhos. Nesses ambientes, é possível olhar e ver o que mais agrada e o que está mais bonito. Faça um rodízio semanal dos alimentos, favorecendo a variedade.


Para as folhas, procure pelas mais viçosas, sem queimaduras ou machucados. Frutas e legumes devem ter a casca lisa, brilhante e sem rachaduras ou machucados.

Não se iluda com o tamanho de alguns alimentos. Nem sempre o maior é o melhor.


É hora de higienizar

Ao chegar em casa, lave tudo antes de guardar. Assim, os alimentos já estarão prontinhos para serem consumidos.


Hortaliças e frutas devem ser lavados em água corrente para remover micro-organismos (bactérias e vírus), pequenos bichinhos (caracóis e lesmas) e sujidades (terra). Se isso for feito adequadamente, não há necessidade de colocá-lo de molho com hipoclorito, que não elimina agrotóxicos.



Armazenar direitinho é o que garante a praticidade e a rapidez no preparo

Muita gente tem preguiça de comer verduras e legumes à noite porque chega cansado do trabalho e não tem ânimo para lavar verduras. Por isso elas devem estar sempre prontinhas para consumo!


Depois de lavadas, as folhas devem ser o excesso de umidade removido. Isso pode ser feito com uma centrífuga própria para esse fim ou com um pano de prato limpo. Depois, elas devem guardadas em um pote plástico tampado em camadas alternadas com folhas de papel toalha. Dessa forma, duram cerca de 1 semana.


Os legumes devem ser lavados e guardados ainda inteiros dentro de potes plásticos tampados ou saquinhos para alimentos, ambos sem BPA. Idealmente, devem ser picados no momento do consumo ou do preparo, pois podem perder nutrientes. Mas se isso for necessários para facilitar a sua rotina, melhor deixar tudo picado, mesmo que haja redução do valor nutricional, do que não comer o alimento porque não deu tempo de preparar.