Criado por Rodrigo Franco 2018

  • Facebook Round
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Mais uma do cálcio

Essa veio de uma conversa que eu ouvi na noite de Natal. Pela sua importância e pela frequência com que acontece, achei que valia a pena compartilhar.

Fiquei sabendo que o filho de um parente, super novinho - deve ter uns 3 aninhos, está tomando coca-cola na mamadeira. Acho que gostam de me contar isso só para ver minha reação... Bem, o fato é que dar refrigerante na mamadeira para criança pequena é mais comum do que se imagina. Para a tristeza dos ossos. Já explico.

Dessa conversa, surgiram outras. E aí vai a explicação.

Uma delas era sobre uma criança por essa idade, que caiu e quebrou o braço. Ficou um tempo com o gesso e, quando o mesmo foi retirado, o médico viu que o osso ainda não havia consolidado. Mais uns dias de gesso não foram suficientes para colar o dito cujo. Resolveram deixar um pouco mais. Ao final de 3 tentativas de imobilização sem muito sucesso, encaminharam a criança para o pediatra, pois afinal osso de criança cola super fácil!

O pediatra disse que o osso dessa criança estava poroso de tanto ela tomar refrigerante. Se essa é a única causa, não sei. Mas sei que faz sentido.

As bebidas gaseificadas, assim como excesso de proteína animal, de sal, de açúcar e de outras tralhas industrializadas alteram o equilíbrio do pH do sangue, atrapalhando o funcionamento do corpo como um todo. Então, quando isso acontece, o organismo toma várias medidas. Uma delas é retirar cálcio do osso e mandá-lo para o sangue, mantendo o seu pH dentro da faixa ideal.

Então, se você quer ter uma massa óssea saudável, evite os itens acima e garanta que sua alimentação seja à base de cereais integrais, vegetais frescos, frutas, castanhas e feijões.

7 visualizações