Recomendações para uma vida mais saudável
A lista de ingredientes dos rótulos está sempre em ordem decrescente, ou seja, o primeiro da lista é o que estará sempre em maior quantidade. Consulte-a observando principalmente a presença de gordura trans, que aparece como gordura vegetal hidrogenada (ou margarina), e de xarope de glicose de milho. Evite também produtos onde o açúcar e a farinha branca aparecem logo no começo da lista e também os contêm muitos aditivos alimentares, como conservantes e realçadores de sabor (glutamato monossódico). Se não conseguir ler o que está escrito, não compre!
Cuidado com os alimentos light. Em alguns casos, eles contêm o mesmo valor calórico da versão regular e muito mais sódio.
Faça pelo menos 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos. Não belisque entre as refeições!
Um intervalo de cerca de 3 horas entre cada refeição mantém o metabolismo equilibrado, o que é especialmente importante para quem deseja emagrecer. Evite refeições muito volumosas.
Reserve um tempo para alimentar-se. Evite marcar compromissos na hora das refeições.
Fique atento ao que está fazendo e escolha conscientemente o que vai colocar no prato.
Coma preferencialmente em ambiente tranquilo, o mais lento e consciente que puder, prestando atenção à mastigação.
Organize-se para fazer as refeições à mesa, sem pressa, e não em pé, em frente à TV/computador ou com o celular/tablet em mãos.
Consuma diariamente uma boa variedade de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, sempre observando a sazonalidade: além de serem mais baratos e mais saborosos, são fontes naturais de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Faça um rodízio dos alimentos pertencentes aos vários grupos, evitando monotonia. Quanto mais colorido, melhor!
Opte pelas versões integrais dos cereais e seus derivados (arroz, macarrão, pães, cookies, bolos, etc.). O que puder, faça em casa!
Prefira alimentos orgânicos, encontrados em feiras (www.idec.org.br/feirasorganicas), supermercados, sacolões e lojas de produtos naturais. Há também várias empresas que fazem entrega em casa
Não tenha em casa e limite ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados, cheios de sal, açúcar e gordura, como refrigerantes, sucos de caixinha (mesmo light) ou de pacotinho, salgadinhos, refeições prontas, doces, lanches, beliscos, frituras e afins.
Guarde todas as castanhas e sementes, inclusive linhaça e chia, em potes de vidro e dentro da geladeira, evitando a oxidação (ranço) das gorduras presentes nas mesmas.
Evite óleo que sejam transgênicos. O azeite é a melhor escolha para o dia a dia e pode ser aquecido. Opte pela versão extra virgem, prensada a frio, com acidez menor que 0,5%. NUNCA aqueça o óleo de linhaça ou de chia.
Para incrementar pratos como feijões, sopas e cereais cozidos (arroz, quinoa), acrescente algas durante o cozimento. Elas são riquíssimas em vários minerais e em fibras. As mais utilizadas são a kombu, wakami, hijiki e nori.
Troque definitivamente o sal comum pelo sal marinho (integral), que é muito mais rico em nutrientes.
Use apenas marcas de shoyu que contenham na lista de ingredientes soja, um cereal (em geral, arroz ou milho) e sal marinho. Uma boa marca, fácil de achar, é a Daimaru.
Beba água! Calcule quanto você precisa: são cerca de 30 ml por quilo de peso por dia.
Exercite-se regularmente. Para emagrecer, melhor são os aeróbios. Consulte um educador físico.
Tome sol diariamente, por pelo menos 15 minutos, sem filtro solar, nas mãos, antebraços e braços.
Procure dormir bem, durante cerca de 7 a 8h/noite, sem nenhuma luz.
Busque fazer coisas que lhe dão prazer, que você realmente gosta e valoriza. Por outro lado, faça o mínimo possível daquilo que não aprecia e/ou que evoca sensações ruins em você.


