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Receitinhas para ajudar no metabolismo do ferro

Patê de grão de bico: deixe 1 xícara dos grãos de molho por cerca de 12 horas. Troque a água e cozinhe-os até ficarem macios. Bata os grãos no liquidificador (apenas com água suficiente para a hélice girar) com 1 colher de sobremesa de tahine, alho, sal, azeite, suco de limão, cebola ou cebolinha ou com o tempero de sua preferência a gosto até obter um creme homogêneo. Pode ser consumido como recheio de lanches ou no almoço/jantar em substituição ao feijão


Suco verde: bata no liquidificador por cerca de 3 minutos 1 folha de couve orgânica grande, suco de 2 laranjas bem suculentas, 1 maçã gala pequena sem semente, 1 lasca de gengibre descascado. Sirva imediatamente, adicionando 1 colher de sopa de semente de chia


Lanchinho nutritivo: 1 colher de sopa de semente de abóbora sem casca, 4 castanhas de caju torradas e sem sal, 1 colher de sopa de sementes de girassol torradas e sem sal, 1 colher de sopa de uva passa e 3 damascos secos. Use essa mistura para colocar sobre frutas, saladas ou para comer puro. A porção é para consumo ao longo de 1 dia


Gersal: leve ao fogo em frigideira, 10 colheres de sopa de gergelim integral. Quando começar a pular ou soltar um cheiro de pipoca, está pronto. Bata no liquidificador com ½ colher de sopa rasa de sal marinho. Polvilhe sobre saladas ou alimentos cozidos, como arroz, feijão e legumes, que tenham sido preparados sem sal


Mix caseiro: 1 colher de sopa de farelo de trigo, 1 colher de sopa de quinua em flocos, 1 colher de sopa de gérmen de trigo torrado, 1 colher de sopa de linhaça triturada. Misture todos os ingredientes e espalhe 2 colheres de sopa sobre a fruta de sua preferência. Finalize com 1 colher de sobremesa de melado de cana. A mistura das farinhas rende duas porções

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