top of page

A sustentabilidade nas nossas escolhas

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Nenhuma mudança de vida se sustenta sem saúde! Dos últimos anos para cá, assistimos chegar aos supermercados uma enxurrada de produtos com o apelo “plant based”. Hoje temos uma variedade de leites vegetais enriquecidos com bons teores de cálcio para escolher, uma presença maior de pães artesanais, 100% integral, além de encontrarmos com mais facilidade alimentos que antes estavam restritos a lojas de produtos naturais, como o tofu e o tahine. Maravilha para quem está focado em fazer escolhas alimentares mais sábias e saudáveis!


Só que junto das boas opções vieram também os produtos com esse mesmo apelo, mas de baixo valor nutricional. Nas gôndolas em geral, inclusive na seção de congelados, é possível encontrar uma variedade de hambúrgueres vegetais, salgadinhos, sorvetes, tortas, biscoitos, sucos, achocolatados, doces, pães com rótulos de “ingredientes integrais” feitos com farinha branca e gordura vegetal, enfim, uma variedade enorme de substâncias alimentícias que matam a fome mas não nutrem o corpo. Ao contrário, pode adoecê-lo.


Nesse processo de escolhas de vida, vale uma boa reflexão: quando há o desejo de fazer a transição para uma alimentação baseada em plantas, integral, vegetal e natural, que a mudança alimentar preceda a mudança do estilo de vida. A escolha por uma alimentação predominantemente de origem vegetal deve ser uma escolha por comida de verdade, feita de alimentos que saíram da terra e que passaram pelo mínimo processamento até chegar à sua casa. Esses sim podem ser chamados de alimento e realmente vão atender às necessidades do corpo.


Cuidado com os apelos de vários produtos ligados a assuntos que estão na moda. “Plant based” não é sempre sinônimo de saudável. Deveria, pelo conceito original do termo, mas não é. Então, pratique o hábito de ler o rótulo dos produtos que você compra. Listas de ingredientes muito longas ou com nomes difíceis de se pronunciar geralmente são sinais que a promessa de saúde do pacotinho seja só uma jogada de marketing para te conquistar.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page