Dicas de receitas (salgadas) para o fim de ano
top of page

Dicas de receitas (salgadas) para o fim de ano

Pavê salgado de Milho, Palmito e Tomate: refogue 1 unidade pequena de alho poro fatiada e ½ maço de cheiro verde, temperados à gosto com sal e azeite. Bata 1 kg de milho em conserva (sem a água) no liquidificador e misture nesse refogado, junto com 3 tomates e 1 vidro grande de palmito bem picadinhos. Acerte o sal, se necessário. Deixe cozinhar por alguns minutos (esse recheio é para ficar mais úmido). Em uma refratária, alterne camadas de pão integral (pode retirar a casca da frente) com o recheio, terminando com o pão.


Quibe de mandioquinha: adicione água filtrada a ½ kg de trigo para quibe até cobri-lo completamente e deixar 1 dedo acima. Enquanto isso, cozinhe 1 kg de mandioquinha (pode substituir por inhame, mandioca, abobora) até ficar bem macia. Amasse com um garfo e misture ao trigo escorrido. Tempere a gosto com hortelã, sal e azeite. À parte, faça um patê de de tofu com ervas frescas (cheiro verde, manjericão), temperando a gosto com azeite, sal e pimenta. Disponha numa refratária, 1 camada do patê entre duas da mistura do trigo e leve ao forno por 10 minutos.


Torta purê de batata: faça um purê de batatas mais firme (use um pouquinho de farinha de trigo para dar mais consistência). Unte um refratário e coloque metade da massa. Recheie com tofu e cubra com o restante da massa. Leve ao forno por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva com um delicioso molho de tomate


Moqueca de palmito: refogue 6 tomates no azeite. Acrescente um pouquinho de água e adicione 1 pimentão vermelho fatiado em rodelas. Misture 2 copos de leite de coco e 1 vidro grande de palmito, deixando cozinhar até o pimentão amolecer. Acerte o sal. Uma colher de sopa de azeite de dendê e 1 maço de coentro dão o toque final.


Receita básica de quinua: leve ao fogo 1 xícara de quinoa e 2 de água, com cebola e sal a gosto. Cozinhe em panela tampada, fogo baixo por uns 10 min ou até a água secar. Sirva puro ou misturado com arroz. Se quiser usar como salada tipo tabule, use somente 1 ½ xícara de água.


Patê de feijão branco ou grão de bico: cozinhe os grãos até ficarem macios. Bata no liquidificador (apenas com água suficiente para a hélice girar) com sal, azeite, suco de limão, cebola ou cebolinha ou com o tempero de sua preferência.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page