Dicas de receitas (doces) para o fim de ano
top of page

Dicas de receitas (doces) para o fim de ano

Geléia caseira: lave, descasque (se necessário) e pique a frua que sua preferência. Pode ser morango (dê preferência, orgânico!), pêssego, kiwi, abacaxi, laranja, goiaba, jabuticaba e tantas outras. Coloque em uma panela e leve ao fogo alto, adicionando ½ xícara de açúcar cristal e o suco de 1 limão. Quando iniciar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos, até engrossar. Guarde em pote de vidro dentro da geladeira.


Abacate versátil: na versão doce, o abacate pode ser batido com limão, suco de maracujá, suco de mexerica, ameixa preta sem caroço ou cacau em pó (fica parecido com mousse de chocolate!). Melado, mel ou açúcar mascavo, a gosto, para adoçar. Na versão salgada, ele pode simplesmente ser adicionado à salada, ao natural, ou ser picado com limão, sal, cheiro verde ou coentro, cebola, alho ou pimentão.


Creme de maçã: descasque e corte em cubos grandes 6 maçãs pequenas. Numa panela, regue a maçã com 1 colher de sopa de suco de limão e 2 colheres de sopa de mel. Cozinhe até amaciar. Deixe esfriar e bata no liquidificador com 1 pote de iogurte de inhame. Sirva gelado.


Mousse de ameixa preta: ferva, por cerca de 10 minutinhos, 20 unidades de ameixa preta sem caroço em ½ copo de água. Bata tudo no liquidificador até obter um creme homogêneo. Sirva gelado.


Cookies de aveia: numa vasilha grande, misture 1 xícara de chá de açúcar mascavo, ½ xícara de chá de óleo, 1/2 xícara de chá de aquafaba, 1 pitada de sal, 1 pitada de canela em pó, ½ xícara chá de farinha de trigo integral e 2 xícaras de aveia em flocos. Como opcionais, acrescente coco ralado, uva passa, gergelim, nozes ou castanhas moídas. Com auxílio de 2 colheres, faça bolachinhas e leve para assar em forma previamente untada por 15 minutos em forno moderado.


Pão de beterraba e aveia: numa vasilha, misture bem ¾ de xícara de farinha de aveia, 3 xícaras de farinha de trigo e 1 tablete de fermento biológico fresco (esfarelado com as pontas dos dedos). Acrescente 1 colher de chá de açúcar, ½ beterraba crua ralada fina, 1 colher de sopa de óleo de gergelim e 1 colher de chá de sal e misture novamente.

Adicione aos poucos 250 ml de leite vegetal e sove a massa por 15 minutos até ficar macia e lisa. Se a massa estiver dura ou seca, acrescente um pouco mais de leite. Se estiver muito mole e pegajosa, acrescente 1 a 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Disponha a massa em uma vasilha untada com óleo, cubra com filme-plástico e deixe descansar por cerca de 15 minutinhos. Divida a massa em 20 partes iguais e faça bolinhas. Coloque-as em uma forma retangular grande untada com óleo, deixando um espaço de 2 cm entre elas. Cubra novamente com filme-plástico e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 40 minutos em ambiente quente). Para decorar, pincele um pouco de água na superfície das bolinhas e polvilhe com a aveia. Leve para assar em forno, pré aquecido, a 180ºC por cerca de 30 minutos.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page