top of page

B12: quem precisa suplementar?

Atualizado: 11 de mai. de 2023

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, tem papel fundamental em vários órgãos e tecidos, especialmente no sistema nervoso e na produção das células vermelhas do sangue. Tanto que, quando há carência, sintomas comuns de serem encontrados são dificuldades com memória, foco, atenção e concentração, além de formigamentos em algumas partes do corpo, como pernas e pés. Em estados bem mais avançados, a falta da B12 pode levar a um tipo de anemia.


A sua forma ativa, ou seja, aquela que realmente tem ação no metabolismo, é obtida através do consumo de alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios.


Alimentos fortificados também fornecem essa forma da B12, assim como os suplementos.

Por isso, será que apenas pessoas que optam por uma alimentação totalmente à base de plantas, sem produtos industrializados, devem se preocupar com os níveis sanguíneos de B12? E aquelas que consomem carnes, ovos, laticínios e alimentos fortificados podem ficar despreocupadas?


A verdade é que não basta ingerir as fontes confiáveis de B12 para desencanar dos exames, pois mesmo consumindo diária e rotineiramente alimentos que a contêm, pode ser que apareça uma deficiência. Isso porque o ciclo que ela faz todos os dias entre o intestino e o fígado pode levar embora uma quantidade maior do que o consumido, além de boa parte do que estocamos no fígado. É aí que aparece a carência, ao eliminar pelas fezes uma quantidade maior do que o organismo conseguiu absorver. E isso pode acontecer com qualquer pessoa, seja ela vegana, vegetariana ou onívora.


Veganos já sabem que precisam buscar ajuda profissional para suplementar. Agora você também já sabe que ovolactovegetarianos e onívoros também devem fazer o mesmo caminho para verificar seus níveis sanguíneos e fazer a suplementação se necessário.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saúde nutricional e exames de sangue

A ideia de check up de saúde já é bem conhecida por muita gente. Fazer um hemograma, saber como estão os níveis de colesterol e de glicose

Colina

Comments


bottom of page