Aqui na Escola de Nutrição nós defendemos a ideia de uma “cozinha inteligente”. Para montar a sua, você precisa contar com alguns conhecimentos básicos e experiências vividas neste ambiente da casa, considerados essenciais na hora de se buscar praticidade para o preparo das refeições, sem abrir mão do sabor e do valor nutricional. Algumas dicas são sempre úteis! Confira a seguir.
Compra: tenha um dia fixo da semana para ir ao supermercado, feiras e afins, sempre levando consigo uma lista dos itens que você precisa. Você pode fazer uma lista permanente e só ir colocando um x nos itens que forem acabando ou reservar um momento antes de sair de casa para conferir a despensa e a geladeira. Evite ir às compras de barriga vazia. Isso aumenta as chances de você comprar itens por impulso, que geralmente são de baixo valor nutricional.
Higienização e armazenagem: aqui vale falar especialmente sobre os itens frescos/perecíveis, que geralmente são guardados dentro da geladeira. Lave todas as frutas, legumes e verduras, guardando preferencialmente envoltos em papel toalha, dentro de caixas plásticas. Especialmente as folhas, procure remover o máximo possivel da água (use uma centrífuga específica ou panos de prato limpos) e acomode as mesmas em camadas alternadas com papel toalha dentro de um pote plástico. Se sua rotina for muito apertada, você até pode deixar alimentos como cenoura, vagem, abobrinha, chuchu e afins já picados. Assim você terá sempre à mão uma bela salada ou itens para um refogado rápido de legumes.
Congelados: alimentos congelados, caseiros ou artesanais, são ótimos aliados. Dito isso, não é qualquer alimento que deve ocupar o precioso espaço do seu freezer. Assim, que tal deixar congelado potes com arroz e feijão para facilitar o preparo das suas refeições? Se os alimentos forem preparados já com legumes, melhor ainda. Apenas lembre-se que após descongelar o alimento não pode recongelado e não deve voltar para a geladeira. Ah, e o armazenamento deve ser realizado em potes de vidro ou de plástico livres de bisfenol A (BPA).
Utensílios: alguns são peça-chave, como panela de pressão, cestinha para cozimento a vapor e centrífuga de verduras. Uma boa variedade de potes para guardar tanto o alimento cru como cozido também é fundamental. Por incrível que pareça, uma boa faca também faz toda a diferença.
Convidamos você a brincar com essas dicas e se desafiar a encontrar a melhor maneira de manter uma alimentação saudável descomplicada através da sua “cozinha inteligente”!
Comments