top of page

Quais alimentos evitar para quem sofre de enxaqueca

A enxaqueca é uma condição neurológica onde uma dor de cabeça intensa pode estar acompanhada de náuseas e vômitos, além de sensibilidade à luz e ao som. Há vários fatores que podem iniciar uma crise, como oscilações hormonais, jejum prolongado, privação ou excesso de sono, estresse, consumo de alguns alimentos entre outros.


Alguns alimentos são classicamente conhecidos como gatilhos para uma crise dessas, como chocolate, queijos, açúcar, embutidos, bebidas cafeinadas e alcoólicas. Algumas pessoas podem ter enxaqueca com o consumo de farinhas refinadas, amendoim, glutamato monossódico, adoçantes artificiais e refrigerantes. Veja que essa lista não é uma regra e cada pessoa vai precisar identificar o que deflagra uma crise.


Olhando para os alimentos citados, vemos que a grande maioria é processada de alguma forma. Não que um alimento in natura não possa ser responsável por uma crise, mas é bem mais raro.


Assim, é importante fazer um diário da cefaleia, anotando o que aconteceu ou o que foi ingerido antes da crise começar. Tão importante quanto é adotar um estilo de vida onde haja uma rotina para algumas atividades cruciais para a saúde, como sono, atividade física e alimentação.


Consumir em intervalos regulares refeições compostas por alimentos oriundos do reino vegetal, na sua forma mais integral é de vital importância, não só para a prevenção das crises como para a saúde como um todo.


Evite os alimentos acima citados e componha seus pratos com cereais integrais, leguminosas, frutas, hortaliças e castanhas. Beba água, tome sol, exercite-se e faça alguma atividade que lhe dê prazer, preferencialmente na natureza.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Triglicérides alto

Entenda o que faz aumenta-lo e como evitar através da alimentação.

Comments


bottom of page