Você também acha que os suplementos vitamínicos são a cura para todos os males? Confira a seguir três reflexões sobre o assunto:
Escolhas alimentares: tomar um suplemento vitamínico não irá ajudar a corrigir os problemas trazidos por maus hábitos alimentares. A ideia de que se pode comer qualquer coisa nas refeições ao longo do dia e terminar corrigindo 'deslizes' com uma pílula milagrosa é um engano. Para corrigir uma alimentação de baixo valor nutricional, é necessário a adoção de hábitos alimentares que incluam diariamente alimentos dos vários grupos na sua forma integral: cereais, leguminosas, hortaliças, frutas, castanhas, além de sol e água.
Carências e excessos: a maioria dos compostos vitamínicos comumente encontrados nas prateleiras de farmácias e lojas de produtos naturais trabalham com valores de referência muito aquém dos necessários para casos onde a suplementação de uma vitamina ou mineral é de fato necessária. E mais, o corpo não precisa de suplementações de A à Z o tempo todo. O funcionamento dos nutrientes no corpo é complexo e o excedente de alguns compostos no organismo pode até causar intoxicação e acabar prejudicando mais do que ajudando.
Automedicação: o bombardeio de propagandas do tipo "perca barriga com esse composto”, “tenha uma pele sempre jovem com essa pílula milagrosa" e coisas do gênero frequentemente induz à automedicação. É comum que pessoas próximas troquem 'receitas' de autocuidado através de suplementos vitamínicos. Se este for o seu caso, convidamos você a compartilhar sabores e saberes com receitas naturais e nutritivas para serem preparadas e aproveitadas na companhia uns dos outros. A suplementação nutricional deve ser prescrita somente por nutricionistas e profissionais capacitados, caso seja constatada carência no organismo.
Σχόλια