Sem açúcar, com saúde!
top of page

Sem açúcar, com saúde!

Docinho e muito gostoso, o açúcar – puro, ligeiramente modificado ou escondido em várias preparações – é desejado por muita gente em muitas culturas.


Mas a versão refinada – a mais conhecida e utilizada – é vazia em nutrientes, pois no processamento são eliminadas praticamente todas as vitaminas e minerais presentes no produto original: a cana de açúcar.


Se a mente condicionada, que pensa em açúcar o dia todo, não consegue se concentrar na ausência do paladar que acolhe e acalma, o jeito é lançar mão de alternativas que alimentam o corpo, que atendam o desejo e que não comprometam a saúde.


Frutas frescas ou secas, cruas, cozidas ou assadas, temperadas com especiarias, como canela, baunilha, cardamomo, etc., são opções super saudáveis e que dão água na boca.

Quer ver? Confira as dicas abaixo.

Experimente grelhar rodelas de banana nanica madurinha na frigideira ou levá-las ao micro-ondas por 1 minuto. Salpique cacau em pó, canela e... voilá. Damascos secos ficam deliciosos quando recheados com nozes.

📷

Ou então, descasque e retire o miolo de algumas maçãs e leve ao fogo bem baixinho, em panela tampada (na de vidro, fica show!), por pelo menos 30 minutos (ou até que a maçã esteja bem molinha), com uma pitadinha de sal (meio quilo de maçã para 1 colher de café rasa de sal). Pode temperar com canela em pau, cravo ou sementes de cardamomo. Fica doce doce!

📷

Que tal uma deliciosa mousse de chocolate feita com abacate? Bata no liquidificador 1 abacate médio com 2 colheres de sopa de cacau em pó. Para adoçar: tâmaras, melado de cana ou açúcar mascavo. Uma variação é bater o abacate só com ameixa seca.


📷



Use o forno para assar por 15 minutos cubinhos de manga regados com a polpa de maracujá azedo. Sirva frio. Raspas de chocolate 70 ou 80% dão um toque especial.

Rodelas de abacaxi grelhadas no óleo de coco ficam simplesmente divinas!

📷

E essa é um pouco mais calórica e deve mesmo ser consumida com moderação: triture 1 xícara de castanha de caju sem sal (ou outra de sua preferência). Adicione umas 10 tâmaras sem caroço (deixe de molho por uns 15 minutos para ficarem molinhas), 4 colheres sopa de cacau em pó, 1 colher sopa de óleo de coco e gotinhas de essência de baunilha e triture novamente. A consistência precisa ser de um bolinho tipo brownie e por isso pode ser necessário acrescentar um tico e água : )

Coloque essa massa dentro de um recipiente forrado com papel manteiga e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. De um dia para outro fica show! Corte em quadrados para servir. 

Opcional de cobertura: misture 1/2 xícara de óleo de coco, 2 colheres sopa bem cheias de cacau, 1 colher sopa açúcar (mascavo ou coco) e coloque por cima de cada.

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page