Temperos do bem
top of page

Temperos do bem

Use e abuse dos sabores e de suas propriedades mágicas


A alimentação vegetariana é muitas vezes associada com algo sem gosto e difícil de fazer (pois, segundo dizem por aí, requer muita criatividade!). A suposta monotonia também entra na lista de justificativas para a não exclusão de ingredientes de origem animal. Não raro, ouvimos algo como “não ainda não me tornei vegetariano porque não sei como preparar os pratos”.


Muitíssimo longe de ser monótona, sem graça ou de difícil preparo, uma rotina alimentar composta apenas por ingredientes do reino vegetal pode – e deve – ser simples e muito rápida de se preparar. Legumes e verduras refogados, assados, grelhados ou no vapor acompanham o básico arroz com feijão e ganham um toque todo especial quando preparados com temperos e ervas aromáticas. E não é só o paladar que sai ganhando! Esses ingredientes são compostos por elementos antioxidantes, anti-inflamatórios, anticancerígenos, antibacterianos, antifúngicos entre outras propriedades que ajudam na prevenção e cura de doenças.


Confira na tabela abaixo quais ingredientes podem ser usados para compor refeições simples, super saborosas e cheias de saúde. Veja como um simples chuchu pode ficar delicioso quando assado ou refogado com alecrim, cúrcuma e pimenta, páprica, tomilho ou alho. Simples assim!

Compota de maçã: descasque, retire o miolo e corte as maçãs em pedaços. Leve-as ao fogo muito baixo (pode usar um difusor se necessário) com tico de água, uma pitada de sal, bagos de cardamomo, cravo e canela em pau a gosto. Se desejar, coloque uva passa e damascos. Deixe cozinhar até que os pedaços de maçã estejam bem macios.


Arroz aromático: use algum chá (capim limão, canela, hibisco, erva doce, gengibre) no lugar da água; acrescentar cúrcuma ou páprica durante o cozimento; troque cebola e alho pelo alho-poró.


Macarrão integral: passar o macarrão previamente cozido em um refogado feito com azeite, sálvia, floretes de brócolis e de couve-flor pré-cozidos.


Chá digestivo: ferver por 5 minutos um pedaço de gengibre fresco. Acrescentar partes iguais de semente de cominho, coentro e erva doce e ferver por mais 1 minuto. Abafar, esperar amornar e tomar antes das principais refeições.


Legumes aromáticos: aqueça alguns botões de cravo, sementes de cardamomo, gengibre fresco e sementes de cominho no azeite. Adicione hortaliças de preferência, como abobrinha, vagem, cenoura, repolho roxo, chuchu, abóbora, etc. e cozinhe até ficarem ligeiramente macios. Use sal e pimenta a gosto.



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page