Um pouco mais sobre os cereais
top of page

Um pouco mais sobre os cereais

Há uma razão muito importante para os cereais serem a base da alimentação, não só aqui no Brasil, mas em vários outros países: eles são compostos principalmente por carboidratos, um nutriente bastante conhecido por fornecer energia para o funcionamento de todas as células. Além disso, os cereais são fáceis de preparar, podem ser estocados por um bom tempo e, alguns tipos, em muitos países, têm preço acessível.


Como vimos no texto anterior, os grãos de cereais são compostos por 3 partes. Na casca (também chamada de farelo), são encontrados fibras, vitaminas, minerais, proteínas e fitoquímicos. O endosperma, que compõe a maior parte do grão, contém basicamente carboidrato sob a forma de amido, proteínas e um pouquinho de vitaminas do complexo B. Já o gérmen concentra vários minerais, vitaminas do complexo B, vitamina E e fitoquímicos.


Trigo, arroz, milho, aveia, centeio e cevada são os mais conhecidos e consumidos na nossa cultura. A quinoa, trigo sarraceno e o amaranto são diferentes botanicamente, mas são inseridos nesse grupo por apresentarem composição nutricional semelhante.


Vamos conhecer de perto cada um.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page