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Verão: prato cheio de saúde

Verão é estímulo para quem quer adotar de vez uma alimentação saudável

Quando as temperaturas aumentam, muitas pessoas recorrem a dietas que prometem ser milagrosas com o objetivo de perder peso e afinar a silhueta. Aqui na Escola de Nutrição a gente enfatiza que o certo é buscar a reeducação alimentar de forma duradoura, que vai gerar bons resultados com o físico e a saúde.


Deveríamos ter os mesmos cuidados ao longo do ano inteiro. Se não tivermos esse hábito cultural, não dá para fazer milagre.

Mesmo assim, a estação é propicia para estimular novos hábitos e a inserir alimentos saudáveis de vez na rotina.

Há cuidados alimentares específicos para os meses de calor intenso?

No Verão, perdemos mais líquido porque suamos mais. É indicado que se beba mais água, mas a quantidade depende do peso e da estrutura física da pessoa. A recomendação normal é de 30 ml de líquido por quilo de peso/dia. Se você aumenta a sudorese (por atividades físicas ou exposição ao calor), pode aumentar a necessidade de hidratação para até 50 ml. Dê preferência para água pura.

É verdade que alguns alimentos ajudam a combater as ações do sol?

Não existe uma recomendação nutricional diferente para cada época do ano. Mas, se a pessoa se expõe mais ao sol no Verão, e não tem uma boa ingestão de nutrientes que ajudam a combater a ação de radicais livres (antioxidantes), pode sentir isso na pele. Se você tem uma boa alimentação o ano todo, é importante ingerir mais antioxidantes no Verão, por meio de alimentos que contenham, betacaroteno, vitaminas C e E, selênio e zinco, encontrados em frutas, verduras, legumes, feijões e castanhas.

O que é radical livre?

É um resíduo formado a partir da respiração celular. O aumento de exercício, exposição ao sol e poluição (comuns no verão) aumentam a produção desse “lixo metabólico”. Os antioxidantes fazem a limpeza dessa substância, deixando o sangue e os tecidos mais limpos. Para quem não consome uma quantidade boa de antioxidantes através da alimentação, os efeitos dos radicais livres são mais agressivos.

10 alimentos que não podem faltar na sua alimentação neste verão:

  1. castanha-do-pará: 2 por dia garantem todo o selênio necessário

  2. goiaba: rica em vitamina C e licopeno

  3. amêndoas: uma ótima combinação de vitamina E e cálcio

  4. cereais integrais: fornecem energia e nutrientes indispensáveis, como vitaminas do complexo B e fibras

  5. couve: além das fibras, é rica em ferro, betacaroteno e cálcio

  6. feijões em geral: combinados com os cereais integrais, são excelentes fontes de proteínas. Fornecem ferro, zinco e fibras

  7. escarola: tem um tipo de fibras bem especial que alimenta as bactérias protetoras do intestino

  8. mamão e cenoura: excelentes fontes de betacaroteno

  9. acerola: um dos alimentos mais ricos em vitamina C

  10. castanha-de-caju: combina ferro, zinco e vitamina E

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1 Comment


Ana, muito bom saber que podemos consumir leguminosas no verão. Simplesmente adoro saladas de lentilhas, de grão-de-bico-de-bico ou de feijões.


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