Criado por Rodrigo Franco 2018

  • Facebook Round
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Vitamina B12

Esse é um nutriente que desperta muita preocupação por quem decidiu excluir as carnes da alimentação ou por quem está pensando em adotar uma alimentação vegetariana. Basicamente porque essa vitamina só é encontrada em alimentos de origem animal.

Sua deficiência afeta várias partes do corpo, especialmente as células vermelhas do sangue e o sistema nervoso, podendo levar a dificuldades para distribuir de forma eficiente o oxigênio para as células e a formigamento/adormecimento das extremidades (mãos e pés). Cansaço, falta de concentração e irritabilidade podem ser sinais de várias coisas, inclusive de falta de B12.

A vitamina B12 também é importantíssima durante a gravidez, pois ela é um dos nutrientes principais para a formação do sistema nervoso do bebê. Por isso, gestantes vegetarianas (ovolacto ou veganas) têm que redobrar a atenção aos níveis dessa vitamina no sangue.


Mas não são somente os vegetarianos que devem prestar atenção à B12. Onívoros, que consomem regularmente boas fontes dessa vitamina, como as carnes, também podem ter carência desse nutriente no organismo. E isso é mais comum do que se imagina.

E por que isso acontece? Porque para a B12 ser absorvida no intestino, ela precisa se ligar a uma substância produzida pelo estômago, chamada fator intrínseco. Quando há problemas nesse órgão – o que hoje em dia é muito comum – esse fator pode não ser produzido adequadamente. Assim, a vitamina B12 é ingerida, mas não consegue se ligar à substância que a colocará para dentro do nosso corpo, sendo eliminada nas fezes.


Fica então a dica: se você é vegetariano, se come carnes esporadicamente, se tem (ou teve) algum problema crônico no estômago ou se está grávida, procure ajuda especializada e faça uma avaliação do estado da vitamina B12 no seu organismo. Sendo detectada alguma carência, será necessário fazer uma suplementação, que poderá ser prescrita por um médico ou por um nutricionista.

76 visualizações